Quem sou eu e porque estou aqui.

IMG_3929-1.jpg

Olá, eu sou o Rafael Bennertz e criei o foradoeixo.blog para compartilhar reflexões sobre o que eu considero ser os desafios, sociais e técnicos, para a vida no mundo contemporâneo.

Existem preocupações plausíveis de que o atual modelo de desenvolvimento técnico e econômico é sustentado pela constante exploração de recursos naturais e pelo contínuo aumento das desigualdades socioeconômicas. Não é exagero reconhecer que precisamos ser agentes de mudanças que promovam o crescimento econômico sem abrir mão da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.

O caminho para o inferno é pavimentado com boas intenções

As ciências e as tecnologias tem o potencial de orientar e promover inúmeras estratégias de desenvolvimento sustentável mas, para que isto de fato ocorra, precisamos compreender melhor as interação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Precisamos estar atentos para que o deslumbramento com as oportunidades trazidas pelas novas tecnologias não nos conduzam a um futuro distópico.

Se você chegou até aqui é porque temos algumas preocupações em comum. Com uma abordagem simples e clara, mas que não ignora a complexidade deste desafio, eu pretendo mostrar como as ciências sociais e os estudos sociais de ciência e tecnologia podem ajudar na construção de pontes entre o nosso atual modelo de desenvolvimento e uma realidade mais justa, solidária, inclusiva e sustentável.

 Seria um prazer poder dialogar e melhorar as ideias a partir do debate com cada um de vocês.  Ali no canto superior direito você pode se inscrever para receber um aviso sempre que eu publicar alguma coisa nova por aqui. Se inscreve lá! Assim a gente vai ter mais chances de aprendermos juntos.

Estar foradoeixo.blog é desafiador, mas me dá mais liberdade.

 

Um comentário em “Quem sou eu e porque estou aqui.

Adicione o seu

  1. Oi R. Bennertz, saudações e boa tarde.

    Sobre “#011 – Zum Klassenkampf – À Luta de Classes” (mui bem posto, por sinal), algum conteúdo conexo e/ou compatível pode ser minerado em:

    Estudos CTS e construções em agroecologia: expansão de comunidade epistêmica ou processos
    transepistêmicos? [DOI: http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2017.v34.26329%5D

    Política municipal de desenvolvimento rural: refletindo interações com educação no campo [http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2017.v34.26385]

    Grande abraço para você. Com ele, sinalizo estar vivo e, talvez, atuante. Quando puderes, dê notícias;

    VG

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: